quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Conselhos e Solilóquio


Perguntou aquele ao jovem dizendo:Ó jovem sábio por que se afliges por aquilo que é pequeno?
E a resposta veio "é porque aquilo que me foi dado é grande e amplo."
Então aquele não cessou em dar conselhos.
Filho siga o caminho prudente e te alegre pela vida que te foi dada, no entanto não te alegres tu em tolice e ignorância, mas sim num sorriso manso e consciente daquele sumo que guardo para ti.
Não busque reconhecimento no olho que não enxerga, porque tão somente mal ver o que há na frente, pois de modo que ainda que sejas grande, podes vir tu andar no esquecimento e ser desprezado.
Porque pressupondo que a qualidade do teu valor seja intangível, então se afligirás tu em espera por reconhecimento, por causa do olhar que veem as pétalas da flor, mas não veem os espinhos.
De igual modo filho não apenas tenha noção, mas se conscientize de que não há nada tão transitório quanto a gratidão pública, por isto filho quando fores benevolente esqueça da gratidão, pois ela pode não vir...
Filho com pesar ainda te digo: resista as paixões da tua mocidade e não te submeta ao encanto da mulher adúltera, para que sigas firme no seu enigma e não venha morrer...
Ainda te digo filho que dei e dou continuamente irmãos para ti, mas ainda sim estará sozinho no sumo desta vida, no entanto em nenhum momento sequer te abandonarei, pois estarei contigo ainda que esteja longe de mim.

sábado, 11 de novembro de 2017

Ensaio breve sobre o filósofo


Este pode ser um perigo como companhia, tanto que Nietzsche em um dos seus aforismos diz "O filósofo, como eu entendo, é um explosivo terrível na presença de qual tudo está em perigo", por poder desconstruir qualquer paradigma social e saber esclarecer o que é ilusão e o que é real. 
Este também recebe rótulos como um indivíduo chato e louco, visto que pra ele tudo se torna complexo e profundo, de modo semelhante sua condição como ser pensante faz transformar o belo em feio e o feio em belo, nisto o tal torna o assunto mais banal ao mais interessante por sistematização de ideias, por conseguinte este também idealiza a solução mediante ao caos no mundo, no entanto por consciência sabe da dificuldade de colocar em prática sua idealização...
Este evita falar, pois sabe a diferença entre o dizer e o falar, de modo que aprecia o silêncio e encontra nele a forma correta de economizar palavras, afim de que estas não sejam jogadas ao vento, para concentrar elas ao pensamento e se encontrar com o seu espírito.
Este questiona, contudo questiona mais ainda sobre as questões, porque saber a resposta para ele é vago, visto que procura compreender o porquê do questionamento deduzindo então a causa de sua resposta, para que por sabedoria compreenda melhor o mundo a sua volta, por isto Descartes diz " Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem os nunca haver tentado abrir", visto que não quer compreender o mundo, de modo que é guiado, portanto não se guia.
Este conhece bem a solidão ainda que esteja acompanhado em matéria, pois no abstrato está só e se sente incompreendido, porque sua percepção permite saber e compreender que o mundo das ideias é desvalorizado, que a miséria mental é uma pseudo virtude e que o superficial brilha.

sábado, 30 de setembro de 2017

Superficial e Profundo


O superficial brilha e constrói ilusões. O profundo não, pois é obscuro, de modo que desconstrói tudo em raiz. No profundo há constância e sinceridade. No superficial não, pois retrocede em demasia falsídia...
Primeiro: Um atrai o outro repele. Exemplo: a publicidade está em vantagem do Jornalismo em uma sociedade que lê e raciocina menos, pois a imagem capta a emoção efêmera diferente de uma obra escrita que exige entendimento e paciência para absorver.


Segundo: nas rede sociais o que se propaga é a estética, mesmo que em vivência o propagado seja falso e diferente do cotidiano real, o cotidiano não se divulga, pois seria ego ferido de muitos divulgar o cotidiano real que muitos negligenciam. Exemplo tosco: fulano vive uma vida que ele não quer, mas que ele não tem coragem de mudar, vendendo tempo num trabalho que ele odeia, gastando tempo com nada, consumindo as vezes o que ele nem precisa, visto que ele para no tédio seja no trânsito ou em casa com a mente vazia. Mas claro ele vai expor os momentos bons e atrativos ao olhos alheios.
Terceiro: Eu atraio muitos mais gente expondo uma falsa vida atrativa, do que realmente dizer o que eu penso em sinceridade, portanto poderia eu realizar o primeiro, mas é o preço que pago...


A superficialidade é a autopropaganda!

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Identificação com o futebol


Sobre o ponto de vista futebolístico há certos tipos de torcedores.
Os que apreciam o esporte e visam o mesmo com profundidade, não apenas acompanhando jogos do time que o torcem, mas acompanhando jogos de diversos times em diferentes competições seja nacional, estadual, continental, internacional e etc. Esses chegam a um entendimento total que crescem como profissionais se tornando comentaristas esportivo expondo sua visão mais ampla sobre o assunto.
Têm os bitolados que não apreciam o futebol pelo esporte em si, mas sim por ego, pois querendo não o esporte mais famoso do mundo chama a atenção de todos e onde possui atenção da maioria e há assunto, outrem irão querer estar ali em tal ponto focal seja no bar, roda de amigos, rede social e outros, falando de futebol afim de serem vistos em pseudo companhia em uma guerrinha de egos sobre qual time é melhor, entre rixas superficiais, que geram alienação total (sistema adora isso). A identificação pelo clube é tão grande que você acaba achando que faz parte da associação esportiva em si, dizendo termos como "a gente", "nós", "somos" e referente para o oposto "vocês". Preciso afirma uma verdade que serviu para mim com o tempo, pois eu mesmo já fui um fanático torcedor hoje sou um mero apreciador do bom futebol. "Seu time ganhando ou perdendo, conquistando ou fracassando você não adquiri nada significativo para sua vida", porém sente sim tais sentimentos como satisfação e decepção, pois o futebol nos atrai pela alma (no campo das emoções) e pelo ego.
Não posso deixar de dizer sobre o condicionamento social, onde durante sua infância você cresce com perguntas como "qual seu time?" que deveria ser mais apropriado "para que time você torce?", mas é natural pelo mau uso da língua. Em ocasião disto nem todas, mas algumas pessoas para não se sentirem excluídas procuram algum time para torcer e se identificar, porém se nelas não haver bom senso cria um certo perigo no comportamento do indivíduo.

O outro tipo são os degradantes que vão para estádios ou qualquer outro ponto focal no intuito de brigar e até tirar vidas (e nisto está o perigo), alguns fazem parte de torcidas organizadas outros são cegos mesmo que não apreciam futebol, mas vivem em total dominância do seu próprio ego tão identificados com time, que qualquer oposição referente a seu time vira motivo de ódio para eles. Eu mesmo quase sofri uma tentativa de agressão por parte de alguns membros de uma torcida organizada e daquele dia em diante observei com maior precisão a cegueira e alienação que o ser humano pode ter sobre determinada coisa a ponto de perder o equilíbrio e resto de sanidade que o resta...
O que vim trazer nesse texto, vai além de uma crítica social, mas outro ponto de vista de como o futebol ou até outra coisa pode ser mal vista pelo ser humano, não acho necessário deixar de acompanhar futebol ou torcer para algum time, mas sinceramente questiono o tempo que as pessoas mais discutem sobre futebol do que pensam na vida, e esse questionamento eu fiz muito para mim mesmo até escrever isto. Quem me conhece profundamente sabe como era minha relação com o futebol, não só pelo time que torço, mas pela minha visão no futebol como um todo.
Sou corintiano tive a satisfação de poder ver meu time conquistar tudo e também tive muitas decepções, já fui cego quase perdi amizades por conta de discussões fúteis por ego e vaidade pela identificação com o clube. Vi também muitas falcatruas internas no futebol que nem culpo o esporte em si, mas o ser humano, mas isso não vem ao caso. Hoje tento dar atenção há outras coisas que a vida oferece, mas em certo tempo tiramos para assistir um bom futebol.