terça-feira, 29 de agosto de 2017

Identificação com o futebol


Sobre o ponto de vista futebolístico há certos tipos de torcedores.
Os que apreciam o esporte e visam o mesmo com profundidade, não apenas acompanhando jogos do time que o torcem, mas acompanhando jogos de diversos times em diferentes competições seja nacional, estadual, continental, internacional e etc. Esses chegam a um entendimento total que crescem como profissionais se tornando comentaristas esportivo expondo sua visão mais ampla sobre o assunto.
Têm os bitolados que não apreciam o futebol pelo esporte em si, mas sim por ego, pois querendo não o esporte mais famoso do mundo chama a atenção de todos e onde possui atenção da maioria e há assunto, outrem irão querer estar ali em tal ponto focal seja no bar, roda de amigos, rede social e outros, falando de futebol afim de serem vistos em pseudo companhia em uma guerrinha de egos sobre qual time é melhor, entre rixas superficiais, que geram alienação total (sistema adora isso). A identificação pelo clube é tão grande que você acaba achando que faz parte da associação esportiva em si, dizendo termos como "a gente", "nós", "somos" e referente para o oposto "vocês". Preciso afirma uma verdade que serviu para mim com o tempo, pois eu mesmo já fui um fanático torcedor hoje sou um mero apreciador do bom futebol. "Seu time ganhando ou perdendo, conquistando ou fracassando você não adquiri nada significativo para sua vida", porém sente sim tais sentimentos como satisfação e decepção, pois o futebol nos atrai pela alma (no campo das emoções) e pelo ego.
Não posso deixar de dizer sobre o condicionamento social, onde durante sua infância você cresce com perguntas como "qual seu time?" que deveria ser mais apropriado "para que time você torce?", mas é natural pelo mau uso da língua. Em ocasião disto nem todas, mas algumas pessoas para não se sentirem excluídas procuram algum time para torcer e se identificar, porém se nelas não haver bom senso cria um certo perigo no comportamento do indivíduo.

O outro tipo são os degradantes que vão para estádios ou qualquer outro ponto focal no intuito de brigar e até tirar vidas (e nisto está o perigo), alguns fazem parte de torcidas organizadas outros são cegos mesmo que não apreciam futebol, mas vivem em total dominância do seu próprio ego tão identificados com time, que qualquer oposição referente a seu time vira motivo de ódio para eles. Eu mesmo quase sofri uma tentativa de agressão por parte de alguns membros de uma torcida organizada e daquele dia em diante observei com maior precisão a cegueira e alienação que o ser humano pode ter sobre determinada coisa a ponto de perder o equilíbrio e resto de sanidade que o resta...
O que vim trazer nesse texto, vai além de uma crítica social, mas outro ponto de vista de como o futebol ou até outra coisa pode ser mal vista pelo ser humano, não acho necessário deixar de acompanhar futebol ou torcer para algum time, mas sinceramente questiono o tempo que as pessoas mais discutem sobre futebol do que pensam na vida, e esse questionamento eu fiz muito para mim mesmo até escrever isto. Quem me conhece profundamente sabe como era minha relação com o futebol, não só pelo time que torço, mas pela minha visão no futebol como um todo.
Sou corintiano tive a satisfação de poder ver meu time conquistar tudo e também tive muitas decepções, já fui cego quase perdi amizades por conta de discussões fúteis por ego e vaidade pela identificação com o clube. Vi também muitas falcatruas internas no futebol que nem culpo o esporte em si, mas o ser humano, mas isso não vem ao caso. Hoje tento dar atenção há outras coisas que a vida oferece, mas em certo tempo tiramos para assistir um bom futebol.