quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Conselhos e Solilóquio


Perguntou aquele ao jovem dizendo:Ó jovem sábio por que se afliges por aquilo que é pequeno?
E a resposta veio "é porque aquilo que me foi dado é grande e amplo."
Então aquele não cessou em dar conselhos.
Filho siga o caminho prudente e te alegre pela vida que te foi dada, no entanto não te alegres tu em tolice e ignorância, mas sim num sorriso manso e consciente daquele sumo que guardo para ti.
Não busque reconhecimento no olho que não enxerga, porque tão somente mal ver o que há na frente, pois de modo que ainda que sejas grande, podes vir tu andar no esquecimento e ser desprezado.
Porque pressupondo que a qualidade do teu valor seja intangível, então se afligirás tu em espera por reconhecimento, por causa do olhar que veem as pétalas da flor, mas não veem os espinhos.
De igual modo filho não apenas tenha noção, mas se conscientize de que não há nada tão transitório quanto a gratidão pública, por isto filho quando fores benevolente esqueça da gratidão, pois ela pode não vir...
Filho com pesar ainda te digo: resista as paixões da tua mocidade e não te submeta ao encanto da mulher adúltera, para que sigas firme no seu enigma e não venha morrer...
Ainda te digo filho que dei e dou continuamente irmãos para ti, mas ainda sim estará sozinho no sumo desta vida, no entanto em nenhum momento sequer te abandonarei, pois estarei contigo ainda que esteja longe de mim.