domingo, 12 de agosto de 2018

Sobre viver de arte

Toda a arte tem o intuito de ser exposta, porém algumas precisam ser atreladas a algo, principalmente quando for o caso do artista depender dela para viver, disto chamo de arte implícita ou mesclada.






Há casos de artistas que vivem da sua arte no mundo a fora expondo ao público: tipo o pintor que coloca seus quadros pra venda, ou até mesmo os artesanais e músicos estando estes ao ar livre, estes mesmos são ousados, pois vivem em missão perigosa, visto que podem sofrer em matéria ainda que estejam felizes consigo mesmo, de modo que nem todo mundo contempla a arte muito menos compra ou doa dinheiro por ela...
A arte implícita que se mescla é aquela que se atrela ao sistema junto as exigências do mesmo. Assim sendo o artista usa seu dom a seu favor e o vende para o mercado de trabalho e não o expõe totalmente, mas o usa de forma nutrida dentro de sua profissão.
Pro artista a realização de criar algo significativo para ele mesmo e depois soltar, afim de que outrem contemple já é um viver, pois ai está o sentido da arte. O sentimento de algo criado com empenho e motivação; durante o processo de criação que se conclui em algo belo e estranho ao mesmo tempo (pro artista isso é valioso). Todavia ele vive um dilema de um outro pseudo "viver" que pode ser chamado melhor de sobrevivência, visto que pro artista a arte já é a vida em seu espírito, no entanto ainda ele possui necessidades humanas que tão somente o sistema supre, e ele cobra um preço e exige do artista para tal sobreviver. Esse dilema da um choque no lado humano do artista, pois faz que tal viva em conflito entre colocar empenho em sua arte e se entregar a ela; a ponto que ela apenas ofereça uma vida simples em questões de suprir necessidades e o desejo sobre conforto material, ou tão somente deixar morrer o eu artístico e engrenar no sistema para as exigências do mercado de trabalho.
São questões de reflexão que uma vez feitas, causam conflito e divisão naquele que possui uma nobre alma de artista, todavia ainda assim é possível ser sagaz usando a arte implícita que se mescla que foi citada anteriormente no início desse texto. E de tal é possível se realizar e viver bem, pois penso se meu espírito está bem meu corpo também deve estar, não que nesse escrito esteja a intenção de ser contra a simplicidade do artista, mas trazer um outro olhar referente a possibilidade de viver de arte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário